CLOSE
Back To Top

2021 é a Seqüência Que Ninguém Nunca Pediu de 2020

Como explicar a bizarra distopia criada na insurreição que aconteceu no Capitolio. Acho que essa imagem ilustra bem o feito que nunca chegou perto de acontecer durante a Guerra Civil Americana onde os Confederados perderam de goleada. Um dia cheio de ironias.

O dia 6 de janeiro começou com a Representante Mary Miller (R-IL) dizendo que Hitler estava correto. Foi ladeira abaixo depois disso.

O case study do ataque incessante de Donald Trump a democracia chegou ao seu inevitável ápice em Washington D.C. onde ele várias vezes prometeu drenar o pântano que, ironicamente, ele e suas criaturas Trumpistas habitam.

Foi a declaração do Vice-Presidente Mike Pence – que até então tinha sido assiduamente leal ao líder – de que ele seguiria a constituição e leria o resultado da eleição, ao invés de tentar mudá-lo, que aparentemente desencadeou a ira de Trump e desencadeou os eventos que levou à invasão do Capitolio. Uma faísca no fósforo que acendeu a dinamite.

Trump instigou, vá ao Congresso “pacificamente e patrioticamente”, mas alguns minutos depois, as barricadas fora do Capitólio foram derrubadas e a multidão estava atacando. Disseram-lhes, repetidamente, que sua nação estava em jogo, socialistas dirigidos por chineses que traficam crianças estavam assumindo o controle e eles tinham que lutar contra isso.

Apenas cerca de um em cada dez estava usando roupas de camuflagem, embora isso fosse mais do que a porcentagem de pessoas vestindo máscaras.

Funcionários barricaram suas portas e se esconderam embaixo de suas mesas como acontece quando tem um atirador à solta numa escola americana. “Onde diabos está a polícia do Capitólio?” um funcionário mandou uma mensagem para um amigo jornalista. A polícia estava sobrecarregada, e as fileiras concentradas de guardas nacionais e agentes federais que esmagaram os protestos pacíficos do Black Lives Matter no verão não foram vistas até o anoitecer.

Os manifestantes atacaram equipes de TV do lado de fora do prédio. Vários policiais também ficaram feridos. As autoridades encontraram bombas de cano fora dos escritórios do Comitê Nacional Democrata e do Comitê Nacional Republicano, bem como um refrigerador com uma arma longa e coquetel molotov no terreno do Capitólio.

O partido que permitiu sua ascensão e depois ficou com medo dele ficou dividido, tão dividido que os republicanos perderam as duas cadeiras no Senado no bastião sul da Geórgia, resultados confirmados na dia 6 de janeiro.

O ataque ao Congresso na semana passada por apoiadores de Trump estimulou um acerto de contas para a Organização Trump por empresas e instituições, em uma escala muito maior do que suas ações polarizadoras anteriores.

A marca Trump, baseada no luxo banhado a ouro e uma clientela super-abastada, pode não se recuperar totalmente das consequências de seus apoiadores que atacaram violentamente e vandalizaram o Capitólio dos EUA, dizem analistas de hospitalidade e algumas pessoas próximas ao negócio reconhecem. Outras empresas ligadas aos Trumps, incluindo o Deutsche Bank, o maior credor do presidente, e o Signature Bank, também buscam se distanciar dele e de sua empresa.

Nem todo mundo está pagando caro por seu papel na insurreição. O Senador Ted Cruz, que algumas horas antes, instigava a rejeição à Biden sairá sem um arranhão. Sen. Lindsey Graham, um dos maiores capachos de Trump continuará sua vida sem problema nenhum. Ele acabou de ser reeleito.

Parler, um clone malfeito do Twitter, feito sob medida para terroristas republicanos foi destruído e todos os dados que o app armazenava foram arquivados, com direito a geolocalização, para o deleite do FBI.

Para a surpresa de ABSOLUTAMENTE ninguém, vários policiais de todo o país estavam presentes no ataque ao Congresso.

Daqui do Brooklyn, recebi várias perguntas de como as coisas estão. Obviamente, eu e todo mundo que conheço se sente muito mal em ver um barco afundando em chamas.

A vitória de Biden trouxe um alívio que foi apenas ilusão. O dano foi feito e no futuro próximo não existe solução fácil ou resolução a ser encontrada.

QAnon, Terra Planistas e todas outras conspirações são esquemas de pirâmide com nomes diferentes.

Tem sempre alguém no controle, alguém fazendo lucro e enquanto isso existir sempre existirão as ovelhas negras solitárias tentando se encaixar em algum lugar, tentando encontrar o pé torto do seu chinelo velho.

Tudo isso e nem dá tempo de falar das novas mutações do COVID-19. Para o mundo que eu quero mudar pra Marte.

Sem bônus durante tentativas de golpe de estado.